A professora falou-nos de outra forma de apresentar
os resultados... um gráfico de barras.
Aqui surgiu o primeiro problema:
Como poderíamos pintar 14 quadriculas se a folha que tinhamos,
para fazer o gráfico, só tinha 11 quadriculas?
Rapidamente a nossa Lili propôs contagens de 2 em 2.
Todos concordámos.
Desenhou-se a legenda, pois percebemos que seria necessário
para se ler o gráfico e iniciou-se a pintura.
Cada um foi pintando o respectivo gráfico, que colou no caderno diário.
Ao olharmos com atenção para os resultados, concluimos que:
- Temos que andar mais a pé.
- Que os carros poluem e prejudicam o ambiente e a nossa saúde.
- Podemos utilizar os transportes públicos, pois tranportam mais pessoas.
Mas o nosso trabalho não ficou por aqui.
Cada um pintou um desenho correspondente à forma como se desloca para a escola...
... e construimos outro gráfico, que achámos muito engraçado.
Colocámos o desenho, seguindo a ordem da tabela:
Os que se deslocam...
... de carro...
... a pé, de autocarro e na carrinha do colégio.
Foi necessário, mais uma vez, colocar a legenda.
No fim, tinhamos construído um pictograma .
No final deste dia, ainda houve tempo para a nossa Ana
nos ler umas adivinhas sobre a palavra que tinha aprendido.
Parabéns Ana, pelos teus progressos!