sábado, 23 de maio de 2009

Como vamos para a escola?

Já que falamos de transportes, quisemos saber:

Como é que nos deslocamos para a escola?

Primeiro fizemos a tabela, as contagens....
... a professora também participou.

A professora falou-nos de outra forma de apresentar

os resultados... um gráfico de barras.

Aqui surgiu o primeiro problema:

Como poderíamos pintar 14 quadriculas se a folha que tinhamos,

para fazer o gráfico, só tinha 11 quadriculas?

Rapidamente a nossa Lili propôs contagens de 2 em 2.
Todos concordámos.

Desenhou-se a legenda, pois percebemos que seria necessário
para se ler o gráfico e iniciou-se a pintura.


Cada um foi pintando o respectivo gráfico, que colou no caderno diário.


Ao olharmos com atenção para os resultados, concluimos que:
- Temos que andar mais a pé.

- Que os carros poluem e prejudicam o ambiente e a nossa saúde.

- Podemos utilizar os transportes públicos, pois tranportam mais pessoas.

Mas o nosso trabalho não ficou por aqui.

Cada um pintou um desenho correspondente à forma como se desloca para a escola...






... e construimos outro gráfico, que achámos muito engraçado.
Colocámos o desenho, seguindo a ordem da tabela:
Os que se deslocam...



... de carro...



... a pé, de autocarro e na carrinha do colégio.

Foi necessário, mais uma vez, colocar a legenda.

No fim, tinhamos construído um pictograma .




No final deste dia, ainda houve tempo para a nossa Ana
nos ler umas adivinhas sobre a palavra que tinha aprendido.




Parabéns Ana, pelos teus progressos!