quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Semana da alimentação


Durante a semana passada realizámos alguns trabalhos relacionados com o Dia da Alimentação. Como tinhamos tanta coisa para ensinar uns aos outros, alargámos o Dia... para a Semana da Alimentação.

Analisámos a Roda dos Alimentos, que foi inventada pelos portugueses, de modo a relembrar algumas das regras que devemos seguir para fazermos uma alimentação equilibarada.


Fizemos algumas pesquisas e ...

A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A Roda dos Alimentos Portuguesa foi criada já em 1977 para a Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”. A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação. A nova Roda dos Alimentos agora apresentada mantém o seu formato original, pois este é já facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado. Por outro lado, e ao contrário da pirâmide, o círculo não hierarquiza os alimentos mas atribui-lhes igual importância. A subdivisão de alguns dos anteriores grupos e o estabelecimento de porções diárias equivalentes constituem as principais alterações implementadas neste novo guia.

in, http://saude.sapo.pt/artigos/




Para leres com mais atenção clica em cima da imagem.




Aproveitámos, também para falar um pouco da pirâmide alimentar.
A diferença não é muita.
Verificámos que a água e o exercício físico são importantes quer s
e use a a D. Roda dos Alimentos ou a Pirâmide Alimentar.

Observem com atenção.




No Dia da Alimentação, a professora recebeu um linda lembrança, que a Camila fez com a sua mãe. Obrigada às duas.




Mas não ficámos por aqui. A Vitória, que no fim de semana foi passear lá para as bandas do Cartaxo, trouxe-nos estas nozes deliciosas.