Andámos à procura de uma rima para esta gatinha.
Não foi fácil! Porque de repente apareceu uma cadela!!!???
Era uma gatinha muito especial.
Começámos por ouvir as plavras...
Cadela.
- Quantos sons tem esta palavra?
E gatinha, quantas tem?
Quantos sons???? Que pergunta!!!
Que estranho! Nunca tinhamos pensado nisto.
Mas também não nos atrapalhámos.
Descobrimos que as 5 vogais que usamos na escrita (grafemas)
se transformam em 14 vogais quando falamos (fonemas)...
E não foi nada difícil!
A professora pediu-nos que identificássemos os sons de
algumas palavras do texto.
Como estavamos tão entusiasmados quisemos fazer do texto todo.
Ainda mais divertido foi o jogo que se seguiu.
Repetir palavras sem o primeiro som,
sem o primeiro e o segundo som,
só o último som ou só o primeiro,
o primeiro e o último...
Não é que descobrimos palavras dentro das palavras.
gatinha - tinha
janela - nela
fivela - vela
estrela - trela
cadela - dela
refila - fila
balada - bala
(...)
Por fim, lá fomos em busca da rima perdida...
... para a nossa gatinha.
Continuámos a balada... mas da rima encontrada.