Iniciámos a leitura da obra...
Identificámos os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada. A Madalena e a Margarida já conhecem o livro, mas não contaram nada a ninguém!
A nossa edição é a terceira. As meninas ficaram de ver nos seus livros a que edição ou edições pertencem.
Antecipámos o conteúdo da história com base na visualização da capa do livro.
Pensamos que...
- fala do lobo mau que comeu uma ovelhinha;
- a ovelhinha enganou o lobo mau e comeu-lhe o jantar;
- quando há lobos a história não corre nada bem. Mas no fim o lobo acaba por perder...
Seguiu-se a leitura pela professora. E agora vamos ler a pares.
E agora? Entre o penso que e o que acabámos de ler?
Comentários:
- Algumas diferenças... quem diria que o lobo não ia comer a ovelhinha?
- Esta história é mesmo diferente!
- Parece aquela que nos contaste o ano passado ou no primeiro ano, do Lobo com bom coração.
- Afinal nem sempre os lobos são maus.
- Eles só atacam quando têm fome ou os atacam a eles....
(Depois do interesse demonstrado,voltaremos a este assunto brevemente).
E agora??? Vamos meter a história dentro de quadradinhos.
Eis uma actividade diferente. A história tinha que caber em todos os quadradinhos. Cada linha começava com uma chave: neste caso cada linha tinha uma palavra que pertence ao título do livro. Todas as peças tinham que encaixar. Não foi muito fácil, no início, mas foi muito divertido .
Chegou a hora de trocar de papeis e corrigir o trabalho.Aí fomos nós à caça do erro.
Procurámos, procurámos... e lá encontrámos.
Começámos pelo conjelada.... Como se escreve?
De onde vem esta palavra? Vem do gelo :)
Depois desta lista esperamos ter erradicado o erro.
Passámos, depois aos outros erros.
Gostámos de ser detectives.