quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A ovelhinha aos quadradinhos

Iniciámos a leitura da obra...

Identificámos os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada. A Madalena e a Margarida já conhecem o livro, mas não contaram nada a ninguém!
A nossa edição é a terceira. As meninas ficaram de ver nos seus livros a que edição ou edições pertencem.
Antecipámos o conteúdo da história com base na visualização da capa do livro.

Pensamos que...

- fala do lobo mau que comeu uma ovelhinha;
- a ovelhinha enganou o lobo mau e comeu-lhe o jantar;

- quando há lobos a história não corre nada bem. Mas no fim o lobo acaba por perder...
Seguiu-se a leitura pela professora. E agora vamos ler a pares.



E agora? Entre o penso que e o que acabámos de ler?

Comentários:

- Algumas diferenças... quem diria que o lobo não ia comer a ovelhinha?

- Esta história é mesmo diferente!

- Parece aquela que nos contaste o ano passado ou no primeiro ano, do Lobo com bom coração.
- Afinal nem sempre os lobos são maus.

- Eles só atacam quando têm fome ou os atacam a eles....

(Depois do interesse demonstrado,voltaremos a este assunto brevemente).

E agora??? Vamos meter a história dentro de quadradinhos.
Eis uma actividade diferente. A história tinha que caber em todos os quadradinhos. Cada linha começava com uma chave: neste caso cada linha tinha uma palavra que pertence ao título do livro. Todas as peças tinham que encaixar. Não foi muito fácil, no início, mas foi muito divertido .




Chegou a hora de trocar de papeis e corrigir o trabalho.Aí fomos nós à caça do erro.

Procurámos, procurámos... e lá encontrámos.

Já estavam todos caçados. Então vamos corrigi-los.


Começámos pelo conjelada.... Como se escreve?

De onde vem esta palavra? Vem do gelo :)

Fomos procurar a sua família.

Depois desta lista esperamos ter erradicado o erro.

Passámos, depois aos outros erros.

Gostámos de ser detectives.