quinta-feira, 3 de junho de 2010

O que temos feito...

Etiquetas

A informação rodeia-nos. Se a soubermos ler e interpretar a nossa vida pode tornar-se mais fácil.

Desta vez, aproveitámos as etiquetas da roupa que, por vezes, tanto nos incomodam e até as cortamos.


Procurámos os simbolos e a sua legenda. Alguns simbolos repetiam-se outros só exisiam em algumas peças de roupa.


Da análise das etiquetas conseguimos perceber que os tecidos têm temperaturas e formas de lavagem diferentes, de seacagem e passagem a ferro, nem todos poden exposto à lixívia, alguns necessitam de cuidados especiais para a secagem...


A partir de agora vamos ajudar lá em casa a fazer a separação da roupa para a lavagem.

Os Amiguinhos ficaram a conhecer alguns dos simbolos e concluiram que se querem manter em boas condições o seu vestuário terão que ler cuidadosamente a informação.

Também procurámos alguns simbolos que nem sempre aparecem na maioria dos tecidos, para que a sua roupa esteja sempre bem tratada.


O horário solar


Afinal que horas são?

Hoje em dia é fácil respondermos com precisão a esta questão, mas nem sempre foi assim.

" Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variavam. O homem primitivo, primeiramente, usou sua própria sombra para estimar as horas (sombras moventes). Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de Sol, o famoso Gnômon. Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia estará no seu tamanho mínimo e ao entardecer volta a alongar-se novamente." Texto retitado de Wikipédia

Quisemos ver como era. Lá fomos até ao exterior colocámos o nosso relógio de Sol e... mais minuto menos minuto a hora batia certo. Tão certo como já estar quase na hora do intervalo. :)



Concluimos que continuamos a preferir o nosso relógio de parede, pois corremos o risco de num dia menos soalheiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário