domingo, 12 de dezembro de 2010

Torre do tombo

No passado dia 7 de Dezembro, fomos visitar a Torre do Tombo, em Lisboa. Esta visita surgiu no âmbito da disciplina de Estudo do Meio - História de Portugal.



Ficámos a saber o significado do nome atribuído a este monumento:torre ?? tombo !?!
Então vamos lá: A torre primitiva, onde se guardavam os registos régios (Tombo), situava-se no Castelo de S. Jorge. Mas com o sismo que abalou Lisboa, em 1755, desmoronou-se e muito documentos perderam-se. Os que foram recolhidos ficaram guardados num espaço a que hoje se dá o nome de Assembleia da República.
Mas para que tão importantes registos não se perdessem foi construído este edifício, com condições adequadas à sua preservação. No entanto manteve-se o nome original.

A sua função prende-se com a preservação documentos e outros objectos originais desde o séc. IX até aos dias de hoje, nos mais variados tipos de suporte.

O que mais nos impressionou nesta visita foi:

- O trono do Rei D. Miguel. Afinal um trono não tem que ser um grande cadeirão cheio de pedras preciosas;

- O Livro do Apocalipse escrito, em Latim;

- O tratado de adesão de Portugal à Comunidade Europeia, traduzido em 10 línguas (não imaginávamos que um documento pudesse ter aquelas dimensões...);

- A casa forte. Um cofre enorme... onde são guardadas as obras enquanto estão a ser trabalhadas ou restauradas.

- Os pergaminhos utilizados para escrever. Alguns até tinham buracos, mas não... não estavam estragados. Estes orifícios eram mesmo próprios da pele, quando retirada do animal;

- A dimensão da sala de leitura;

- A exposição sobre o centenário da República...


Bem, não acabaríamos de enumerar tudo o que mais gostámos.
Para saber mais aconselhamos a uma visita a este monumento.




Obrigada à D. Fátima que facilitou a nossa visita e à nossa guia que soube atender às expectativas dos miúdos e ... dos graúdos.

Sem comentários:

Enviar um comentário