A mãe da Liliana. Veio contar-nos uma história da família e que agora faz parte do nosso livro de vida: A importância de um tostão.
Esta é uma história verídica, escrita pelo pai da Liliana, mas contada pela mãe.
Quando o senhor Zé ( pai da Lili) era pequeno os seus pais atribuíram-lhe uma semanada. Este dinheiro tinha que dar para o autocarro para ir e vir da escola. Mas como um dia lhe apeteceu um bolinho...
Aprendemos que temos que ser responsáveis e assumir as consequências dos nossos actos.
O pai da Liliana ainda hoje lembra a história em que teve que voltar para casa 5 Km a pé, em que os pais estavam preocupadíssimos e em que ele esteve de castigo.
Nunca mais deixou de dar importância a um cêntimo:
Por um cêntimo se vai de autocarro e por um cêntimo se vai a pé.
Hoje é dia de S. José, o pai que dedicou a vida ao seu filho. Aproveitamos para relembrar os nossos. Claro que os pais estão sempre ali, ao nosso lado, mesmo quando nos ralham.....mas hoje queremos deixar um beijinhos muito especial para todos eles. Agradecemos todos os sacrifícios que ao longo da nossa vida têm feito por nós. Obrigada pai! Dizem todos os Amiguinhos e a professora também!
Aqui fica um pouco do que foi o nosso trabalho para o Dia do Pai. Este ano apostamos na convivência entre pais e filhos. Que tal um joguinho de cartas? Os vossos filhos esforçaram-se. Esperamos que tenham gostado.
Voltámos a relembrar um pouco sobre o que tínhamos aprendido o ano passado sobre este tema, apesar não haver muitos esquecimentos.
Então aqui fica.
Por volta do ano 3.000 a.C., um antigo faraó de nome Sesóstris repartiu as terras da margem do Nilo entre alguns agricultores. Todos os anos, durante o mês de Junho, o nível das águas do Nilo começava a subir. Era o início da inundação, que durava até Setembro. Ao avançar sobre as margens, o rio derrubava as cercas de pedra que cada agricultor usava par marcar os limites do seu terreno. Usavam cordas para fazer a medição. Havia uma unidade de medida marcada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.
No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno. Foi por essa razão que os egípcios criaram um novo tipo de número: o número fraccionário. Para representar os números fraccionários, usavam fracções.
Para ficarmos mais esclarecidos vimos um Powerpoint...
A unidade apareceu dividida em 2, 3, 4, 5, 6,... 10 partes.
Para praticar...
Ainda houve tempo para realizar umas fichas de revisões.
Este ano o S. Pedro esteve do nosso lado :) No dia 4 de Fevereiro saímos, mais uma vez, pelas ruas da nossa freguesia juntamente com muitos amiguinhos de escolas e colégios de Corroios. O tema da nossa escola escola baseou-se na obra O Espantalho Enamorado, livro do PNL, trabalhado por todos os anos de escolaridade, incluindo o pré-escolar. A história de Gustavo e Amélia foi muito inspiradora, pois os pais, os avós, os tios, ... fizeram um trabalho magnifico na confecção dos nossos espantalhos. Não vos parece?
Estes espantalhos espantaram mesmo... aqui, no meio dos nossos canteiros e fora deles :))))
No fim, a foto da praxe para mais tarde recordar...
Como vem sendo hábito, no dia anterior ao desfile de Carnaval, cada um escolhe a sua máscara e apresenta-se ao trabalho. Este ano tivemos desde as máscaras mais ou menos bizarras,
passando pelos primos lutadores Ninja,
pelas assustadoras bruxinhas, gatinhas e espanholas: - Olé!!
Não faltaram os piratas,
alguns bebés e ...
para fazer rir os sempre apreciados e divertidos...
Somos 24 alunos do 4.ª A e aproveitamos o nosso blogue para partilhar, com todos os que nos visitam, os nossos trabalhos e as nossas aventuras, neste que será o último ano na nossa escolinha: E.B./JI Qt.ª do Campo em Corroios/Seixal.
Aqui estamos nós para mais um ano de partilha com todos os que nos visitam. Continuamos a ser 24 alunos do 3.º A, da nossa escolinha: E.B.1 / J. I. Qt.ª do Campo, em Corroios.
Ano lectivo 2008/2009
Somos 24 alunos, do 2.º A, da Escola E.B.1/J.I. da Quinta doCampo, em Corroios, Seixal. Como somos muito curiosos, a nossa professora, deixa-nos fazer pesquisas na net. Depois...resolvemos que também gostariamos de partilhar com os outros as nossas descobertas. Por isso pedimos-lhe que nos abrisse um blogue.